

projetos
aquilombamentos
"o quilombo passou a ser sinônimo de povo negro, sinônimo de comportamento donegro e esperança para uma melhor sociedade. Passou a ser sede interior e exterior de todas as formas de resistência cultural. Tudo, de atitude à associação, seria quilombo, desde que buscasse maior valorização da herança negra"
Beatriz Nascimento, Jornal IDE. No. 12. SBP, São Paulo. Dezembro, 1986, p. 8.
o que fazemos
Operamos em diversas frentes, transmitindo fundamentos tradicionais de Matriz Africana em diálogo com as diferentes formas de (re)construção e (re)significação das referências afrobrasileiras na comunidade, o que materializa o nosso pertencimento identitário. Propomos atividades abertas ao público interagindo com múltiplas linguagens, formas e expressões, entre elas:
-
Religiosidade do Candomblé Jeje
-
Saberes ancestrais: oficinas de gastronomia, ervas medicinais e remédios caseiros.
-
Valorização identitária: oficinas costura de roupas religiosas e étnicas, oficinas estéticas (trança e maquiagem), oficinas de sexualidade e palestra de auto reconhecimento.
-
Afrocentrismo cultural: oficinas culturais de capoeira, percussão, construção de instrumentos, dança afro.
-
Aquilombamentos: formações, encontros, reuniões do movimento negro regional, residências, palestras, seminários, visitas e ações educativas.
-
Manejo consciente do Território: plantio de alimentos agroecológicos e orgânicos, sistemas agroflorestais e bioconstrução. A foto abaixo mostra o multirão para construir nossa casa de adobe, que agora precisa se finalizada com o teto antes que a chuva danifique ainda mais sua estrutura.

